Pegue este efeito no Site Tony Gifs javas

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

A Água que sacia


A Água que sacia





Por: Rosa Farias

Deus sempre escolhe as coisas loucas desse mundo para confundir as sábias, naquela época as mulheres não eram consideradas testemunhas idôneas, mas Jesus escolheu uma mulher para ser sua testemunha, rompeu com todos os paradigmas da época para fazer da mulher samaritana sua testemunha;aquele encontro mudou a vida daquela mulher, ela abriu o coração pra Jesus, ela se rendeu ao Mestre quando reconheceu em confissão perante ele que não tinha marido,Jesus sabia de toda a sua vida,sabia de seu sofrimento, de sua dor;de suas angustias e da necessidade de mudança em sua vida.
Há anos ela sofria com o menosprezo das outras mulheres,sua má reputação já era de conhecimento de todo o povo de sua cidade; ela sofria com aquela situação,os olhares maldosos, a zombaria por parte de alguns,o desprezo,as humilhações a fizeram cada vez mais afastar-se do convívio de outras pessoas,ninguém queria saber da sua vida,andar ou falar com ela, e ela por sua vez se retraia;lembre-se quem ama o pecado não se importa com a opinião dos outros mas ela importava-se,pois não se sentia cômoda com aquela situação.
Quando Jesus saiu da Judéia para a Galiléia ele não fez o percurso do modo como os judeus costumavam fazer,pois eles cruzavam o Jordão e iam para a margem oriental,para não passar por Samaria e isso se dava pela inimizade que havia entre os dois povos;anos antes, um remanescente dos judeus de Israel em Samaria tinha se casado com gentios e começou a adorar deuses estranhos. Os samaritanos adoravam no monte Gerizim, onde tinham recebido permissão de construir um templo. Jesus foi propositalmente aquela cidade;ele tinha algo a fazer.
Não era comum uma mulher ir ao poço ao meio-dia, por se tratar do período mais quente do dia.Mas a samaritana do cáp 4 de João ia nesse horário justamente para não ter que se encontrar com as outras mulheres que iam buscar água pela manhã bem cedo ou no finalzinho da tarde quando a temperatura estava mais amena.Ela tinha má reputação por ter tido cinco maridos e até o que estava com ela não se dignara a conceder-lhe o título de esposa;aquela mulher não tinha nada de honroso e digno que pudesse chamar de seu,não teve um marido que fosse seu, não tinha reputação,era humilhada e nenhuma estima por si mesma.
Ela surprendeu-se ao ver Jesus interessar-se por sua vida,ela surprendeu-se ao ver alguém investir alguma palavra em sua direção, ela surprendeu-se ao ver Jesus oferecer-lhe água viva, ninguém dava nada a ela, ninguém lhe dirigia a palavra, niguém nem sequer olhava em sua direção, ela era alguém que niguém queria perder tempo, era considerada a ralé da sociedade;mas Jesus foi além da visão humana, do que qualquer visão mesquinha,ele enxergou-lhe o íntimo, ele viu seu coração e comoveu-se no seu interior, ele ouviu o clamor do seu coração,e para mudar a vida daquela mulher ele quebrou três importantes regras sociais:
Em 1ºlugar, as mulheres eram consideradas muito inferiores aos homens.Um homem do Oriente médio jamais falaria com uma mulher em público, mesmo que ela fosse sua esposa,mãe ou irmã.
Em 2ºlugar,os judeus não falavam com os samaritanos, eles se odiavam e evitavam qualquer contato.
Em 3ºlugar,nenhum homem respeitável,especialmente um mestre,falaria com uma mulher de tão má reputação. Aquela mulher era socialmente rejeitada.
Jesus ignorou todas essas barreiras ao conversar com ela.
Ele olhou profundamente nos seus olhos e contemplou a sua sede,o trocar de marido demonstrava que ela buscava algo que preenchesse o vazio do seu ser,dizia que ela andava a procura da sua felicidade, por mais que buscasse essa felicidade ela não encontraria nos braços de um homem;o que ela buscava ia além de prazer sexual,de satisfação carnal;o que ela buscava só Jesus podia preencher,só ele podia saciar a sua sede;e foi isso que ele foi fazer naquele lugar;saciar a sede dela,mesmo porque não só ele podia como só ele sabia dessa necessidade.
Ela bebeu da água viva e correu para a cidade para contar aqueles que a desprezavam. Os judeus de Samaria também estavam esperando a chegada do Messias prometido(veja Dt 18.15,18). Jesus disse à mulher samaritana que ele era o Messias esperado. Ela acreditou na auto-revelação de Jesus e transmitiu aos outros as Boas-Novas. O povo sedento da água viva, sorveu com entusiasmo e creu no seu testemunho.
Quando ela deixou o cântaro e saiu correndo,significa que ela deixou a sua vida de pecado para servir ao mestre,para ser sua testemunha,para ser uma missionária.
Olha só que jesus lindo em uma simples conversa e ele mudou a sua vida, ele virou seu cativeiro;fez com que aquela mulher de rejeitada passasse a ser escutada, converteu sua tristeza em alegria.
Jesus mudou a vida daquela mulher numa simples conversa,porque ele é assim,sem precisar de muita coisa ele chega na raiz do problema e resolve,a onde eu e você não vê,ele vê,ele muda,transforma,ele saciou a sede dela e de todo povo de Samaria, ele sacia a minha e a tua sede;é só buscá-lo em oração e confessar os nossos pecados(1Jo1.9).
O interessante é que mais a frente no mesmo livro de João no cáp. 7.37,38 Jesus estando na festa dos Tabernáculos sendo o último dia(pois a festa durava sete dias), ele se levanta e exclama "Se alguém tem sede,venha a mim e beba.Quem crer em mim,como diz a Escritura,do seu interior fluirão rios de água viva";no vérsiculo 39 fala que ele disse isso com respeito ao Espírito Santo que haviam de receber os que nele cressem.
Chego a conclusão que foi o Espírito Santo que ele ofereceu a mulher samaritana,pois só ele podia preencher todo o seu ser e foi desse Espírito que ela bebeu.
A samaritana foi perdoada,lavada, saciada e regenerada pela água viva e nunca mais teve sede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUE A PAZ DO SENHOR ESTEJAM COM TODOS VCS